Gerais

Prefeitura de Eunápolis recebe visita de representantes do Banco do Nordeste

A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, reuniu-se na tarde da última terça-feira, 09, com representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Entre os assuntos discutidos, o apoio do município para dinamizar o acesso ao conhecimento dos produtos, programas, linhas de crédito e financiamento do banco, disponíveis para os munícipes.

O BNB é considerado a maior instituição bancária de desenvolvimento regional da América Latina e se diferencia dos demais bancos justamente pela missão de promover o fortalecimento e a modernização da infraestrutura produtiva dos diferentes setores da economia regional nordestina. Entre os entendimentos iniciados, o Município de Eunápolis, por meio da secretaria de Agricultura, ficou de auxiliar o Banco quanto ao cadastro ambiental rural, com o suporte da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) que, por sua vez, será procurada pela própria prefeita, a fim de que esses cadastros possam ser realizados naquele órgão. Com isso, a proposta é que o Agroamigo, programa de microfinança rural, possa ser acessado mais facilmente e assim melhore o perfil social e econômico das famílias do campo, desde que elas estejam enquadradas de acordo com o perfil exigido pelo Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

No caso do Crediamigo, programa de microcrédito produtivo, com acesso facilitado ao crédito, contando ainda com orientação financeira para a melhor aplicação dos recursos, a proposta sugerida pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Desenvolvimento Econômico é que o BNB apoie as associações de Catadores Recicláveis Vida Feliz e Gota do Oléo, quando elas forem regularizadas, ao passo que o Banco sinalizou que, por atender ao compromisso de responsabilidade social da instituição, a parceria será avaliada. 

A audiência não só com o BNB, mas também com o Sebrae, marcam o início de uma firme e sólida parceria de organismos sérios com Eunápolis, disse a prefeita. “Precisamos criar um plano de ação, porque o nosso plano de governo é voltado para o crescimento, logo é necessária a participação de todos os agentes em torno do projeto de geração de emprego e renda, com base no empreendedorismo e nas boas práticas ambientais, definiu. Já o gerente geral do BNB na região, Delci Andrade, afirmou que o encontro serviu para confirmar que, quando há ações unidas em um só pensamento, elas ficam mais fáceis de realizar”. (Com informações de Sucom).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *