Polícia apreende drogas avaliadas em 2 milhões de reais
Uma ação conjunta das polícias Civil, Militar, Cipa Mata Atlântica e grupo de Operações com cães do 8ºBPM de Porto Seguro, resultou na apreensão de 106,490kg de maconha, 36,804kg de cocaína, 154kg de crack, quatro pistolas canik 9mm, uma submetralhadora mauser 9mm e um revólver calibre 44. A ação aconteceu nesta segunda-feira, dia 22. A droga apreendida está avaliada em mais de dois milhões de reais.
Na zona rural na região de Mascote os policiais apreenderam mais de 154 quilos de drogas e seis armas de fogo.
O evento desta segunda-feira é um desdobramento da Operação Nero, iniciada pela Polícia Civil de Eunápolis, para investigar os incêndios de três ônibus do transporte coletivo e de um caminhão de limpeza pública ocorridos na cidade. A ação teria provocado a atuação de uma facção criminosa, voltada para o tráfico de drogas, crime contra o patrimônio e homicídio em toda a região.
De acordo com informações da polícia, as investigações levaram a compreender a divisão de tarefas e como estavam organizadas as diversas atividades criminosas da facção, na região.
Segundo declaração da polícia, durante a primeira fase da operação que aconteceu no dia 11, foi possível prender inclusive suspeitos de São Paulo e Ilhéus, que exerciam posto de liderança dentro da organização. Além disso, um preso do sistema prisional foi transferido para o regime disciplinar diferenciado de restrição de liberdade. Ele é suspeito de dar ordem de execução de diversos crimes em Eunápolis e região, de dentro do presídio.
Na manhã desta segunda-feira, o foco principal foi a apreensão de drogas e armas, mantidas pela facção em uma “roça”, situada no Assentamento Santa Maria, município de Mascote. Lá havia a indicação de que um homem conhecido como Buga e seu irmão Mateus, eram responsáveis por armazenar e cuidar das drogas e armas da organização.
Os mandados de prisão, busca e apreensão foram expedidos pelo juiz Heitor Awi Machado Attayde. O promotor do caso é Dinalmari Mendonça Messias.