Agronegócio

Nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil

Uma nuvem de gafanhotos que ameaçava chegar em meados de maio, voltou a se aproximar do Brasil, nos últimos dias e está causando preocupação às autoridades brasileiras que consideram que a forma de combater o problema seja por meio de aplicação de agrotóxico em direção aos insetos. Já na avaliação de especialistas o método é extremamente prejudicial.

Dados de uma agência do governo argentino ( Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agrolimentar), apontam que a nuvem de gafanhotos atualmente está na província de Entre Rios, na Argentina, próximo ao Rio Grande do Sul e o Uruguai.

De acordo com especialistas a alta temperatura que ocorreu na região Sul de Brasil, no último final de semana, favoreceu o deslocamento dos insetos. A estimativa é de que os gafanhotos estejam a cerca de 120 quilômetros do município gaúcho de Barra do Quaraí, bem mais próximo do que da última vez que foi visto no Brasil.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento emitiu um alerta, no final do mês de junho, sobre a nuvem de gafanhotos que avançava em direção ao Uruguai e ao Sul do Brasil. A pasta não descarta a possível chegada da nuvem de insetos ao Brasil. Mas, diz que é mais provável que ela  avança em direção ao Uruguai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *