Setembro Amarelo: vamos falar sobre depressão e suicídio?
A cada 46 minutos alguém tira a própria vida no Brasil
Este ano, o Ministério da Saúde dará enfoque à prevenção de suicídio entre jovens e adolescentes, cujos números são preocupantes: as taxas de suicídio em adolescentes no Brasil aumentaram 24% de 2006 a 2015, segundo estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo.
Dados da OMS mostram que o Brasil é o país com maior percentual de depressão na América Latina, chegando a 5,8% da população, o que corresponde a 12 milhões de brasileiros. A taxa é maior do que o valor global, que é de 4,4%.
Igualmente maior do que em outros países, a taxa de suicídio entre adolescentes de 10 a 19 anos aumentou 24% de 2006 a 2015. A cada 46 minutos alguém tira a própria vida no Brasil.
O movimento mundial Setembro Amarelo tem como símbolo o girassol, que todas as manhãs parte em busca do sol, seguindo a luminosidade insistentemente, porque precisa dela para crescer e florescer. Mesmo quando o sol está escondido entre as nuvens, a flor gira persistente, apesar da dificuldade, em direção à luz, como exemplo a ser seguido em busca de combater a depressão e, consequentemente, o suicídio.